29 de nov. de 2023

Livros lidos em Novembro

 Oie pessoal, tudo bem? Sim, eu sei: a frequência de postagens está muito alta. Porém, das três postagens, uma foi de desabafo, e duas foram resenhas de livros. Eu estou assistindo o dorama Vigilante, e quando terminar, pretendo trazer ele pra cá. É isto. O Baby Blue Love virou o Skoob e o My Drama List. Ou o blog vira uma listagem ou ele vira um diário de surtos e desabafos. Não tem como escarpar. Minha vida é vazia e portanto, o blog também é, e sim, eu sei o quão triste é reconhecer este fato.

Eu tinha falado de estudar Química, mas eu estudei um dia só. Pois é. Nem pra fazer algo de bom eu presto: procrastino até a morte. Deve ser por isso que minha nota do ENEM foi horrível (mesmo ela saindo em janeiro). Acho que vivo muito o passado e muito o futuro, esquecendo do presente. O presente agora é Natal, Ano Novo, e eu ODEIO. É como um tiktok que vi no Instagram: fico tendo crises existenciais com a música do vizinho. Eu tenho minhas metas para 2024, que são um compilado de 2020, que são um sonho de 2018, que no caso são metas que criei em 2016. Acho que minha única meta do presente é ir no Parque Municipal, em Belo Horizonte, e vender meus livros físicos no sebo. Ah, e quero comprar um Kindle, porque ficar lendo pelo celular é levemente desconfortável. Por falar em livros, a postagem é DE NOVO sobre livros: quais eu li em Novembro. Bora que bora pra lista.

Cinder

Cinder fez parte da Leitura Coletiva do TBC, do Telegram. Na verdade, minha vontade é participar de um clube do livro presencial (eu preciso sair de casa e fazer amigos, palavras da minha psicóloga) mas eu consegui achar um digital. É muito bom fazer parte de um grupinho, de um círculo, nem que seja dentro do Telegram. Sobre Cinder: é uma releitura de Cinderela, publicada em 2012. O livro mistura o mundo cyberpunk com contos de fadas, mas o desenvolvimento é bem óbvio. 

Um Cavalheiro a Bordo

Eu decidi ler TODOS os livros da Julia Quinn, começando com Os Rokerbys. Faltava dois livros da coleção, e aí eu fui ler, né?? Eu gosto dos livros da Julia Quinn para  esquecer da minha existência e da minha vida. E entrar no mundinho de romances de época me serve demais. Os livros da Julia Quinn seguem uma fórmula, então se você lê demais, começa a ficar repetitivo.

Segue o fio de Um Cavalheiro a Bordo: este é o livro mais polêmico da coleção, porque o mocinho é um pirata, e ele PRENDE  a mocinha no NAVIO (!!!!) então tem uma vibe de Síndrome de Estocolmo. A gente sabe que esses livros de época são complicados, se passam em um momento de muito machismo, e forçar um romance nesse fundo já é difícil, e a Julia Quinn mete a mocinha se apaixonando pelo cara que a prendeu............. fica mais difícil ainda. Porém, ignorando isto ou passando um pano, o livro tem seu ponto positivo: o fundo histórico é bem interessante, fala um pouco sobre os piratas da Inglaterra e o livro se desenvolve no navio, e a Julia ainda menciona o Brasil (!!!!!) e ainda tem destaque pra Portugal. Claro, não é um livro focado em história, mas ter um romance dentro de um navio, falando de Brasil, aí, que fofo ~~ (ignorando que são todos brancos e a Julia não fala um 'A' sobre a escravidão NESTE livro).

Uma Noiva Rebelde

O mais sem graça da coleção. Talvez por se passar dentro da própria Inglaterra, sei lá. O livro é bem curtinho, fala do irmão mais novo dos Rokerbys: a mocinha é ruiva e fica com a reputação manchada, e precisa se casar. Desse modo, a família a empurra ao mocinho, que estuda medicina e portanto não tem muito tempo pra ser libertino. A mocinha e o mocinho já são amigos, porém ela se recusa a se casar com ele, mas sabemos muito bem o final, porque os livros da Julia Quinn seguem a mesma fórmula.

Como disse, o livro não tem nada de demais, eu li só pra terminar a coleção mesmo. Pra mim, o livro foi uma homenagem ao casal Anne e Gilbert, porque uma ruiva e um médico, só vem Anne de Green Gables na minha cabeça. 

Orgulho e Preconceito

Também pretendo ler todos os livros da Jane Austen, por ordem cronológica. Sendo assim, Orgulho e Preconceito foi meu segundo livro, o qual fiz uma resenha aqui no blog. Sem muito a estender, o que tenho pra dizer é: clássico que merece ser lido por qualquer pessoa.

Meu ano de descanso e relaxamento

Pra terminar o mês, tive meu livro de mulher doida: este livro com o título incrivelmente longo, fala de uma mulher que resolve todos seus problemas psicológicos dormindo. Já tem resenha também.

Estes foram os livros lidos em Novembro!! Se preparem, pois vou trazer a To Be Read de Dezembro, vai ser demais, e aos poucos BBL vai virando um blog de leitura. Lembrando que leio tudo pelo celular, com o Telegram e o Skeelo. Até Dezembro, beijinhos!

2 comentários:

  1. Oie :)

    Espero que você encontre energia pra lidar com os BOs de sair de casa, estudar química e Enem (eu diria pra esperar sair a nota com TRI, os acertos são sempre um mistério)

    Sobre os livros, eu sempre fico estupefata com como as pessoas leem tanto e eu não leio nada, falta vergonha na cara (mas pós faculdade a ressaca literária veio com ódio no coração e nunca me deixou, poxa vida)

    Usei a verba de formação do trabalho pra comprar um kindle e olha, chique demais. Espero que você consiga o seu! Até pra estudar acho chique, pq odeio carregar peso.

    Li 2 livros da Julia Quinn e 1 gostei, o outro teve estupro e eu broxei horrores. Entendo super que tem o contexto de época também, acho que tem seu lugar, né? Enfim, que venham as resenhas e poste o que quiser no seu blog AAAAA!

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  2. Se você já lê muito pelo celular, com um kindle ninguém mais vai te ver hahaha é uma delícia, recomendo.
    Gostei do "Meu ano de descanso e relaxamento", vou colocar na minha lista.
    E caaaara, eu tava super atrás de um clube de leitura, valeu a dica! Presencial seria ótimo, mas não rolaria com a minha rotina.
    E sobre o que é seu blog, ele pode ser o que você quiser ♥
    https://varokina.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá pessoinha! Muito obrigada por comentar! Aceito críticas, conselhos... Lembre-se de colocar seu blog no fim do comentário, para que eu possa te fazer uma visita!

GNMH - CRÉDITOS ❤