28 de mar. de 2024

Livros de Março

Oi pessoal, tudo bem? Gostaria de pedir desculpas pelo sumiço, eu acabei deixando o blog de lado agora em Março e mal visitei a comunidade do Blogger esse mês. Março foi um mês de muitas renovações pra mim e acabei deixando esse cantinho de lado, me perdoem.

[Momento pessoal]Depois da pandemia, de ter tido 2 empregos, de ter passado um ano inteiro reclusa estudando pro enem; ter voltado pra um ambiente de socialização me fez entrar em prantos. Eu esqueci como se interage com as pessoas, sério mesmo. Já perdi as contas de quantas situações constrangedoras eu passei dentro da universidade. Inclusive, só agora está caindo a ficha que eu entrei. Eu fiquei até o último minuto duvidando do que estava acontecendo, em dúvida sobre meu resultado do SISU, em dúvida sobre eu entrar na bendita cota racial ou não. Mas eu entrei. Até agora não coloquei minha graduação na bio do instagram, porque tipo assim, eu não acredito sabe. Agora eu tenho que pensar em qual área da nutrição trabalhar! Eu sequer imaginava que teria uma nota boa suficiente pra entrar numa universidade federal.

Aulas presenciais. Me importar com a roupa que vou usar, com o cabelo, com o estado da minha pele. Me comparar. O. Tem..po. In..tei..ro. Estou tentado parar de fazer isso, porque consegui entrar graças às cotas raciais e eu sei que minha realidade de vida é diferente do pessoal, e tá tudo bem. Agora no fim do mês eu tive minha 1° aula de laboratório. Foi minha 1° vendo um béquer, uma pipeta, uma bureta. Foi demais!

Nutrição. Eu não tenho a menor ideia de qual área seguir, se faço a clínica e monto um instagram com marketing pesado, ou se vou pra área hospitalar, pra cozinha. Mas ter um futuro mais ou menos guiado me traz um conforto enorme, estou muito feliz de saber que a Tamara de 26 anos vai ter um lugar estável pra viver.

[Momento literário]❤Eu pensei que mal teria tempo para ler esse mês, com a faculdade e a nova rotina. Que nada! Costumo ler dentro do ônibus (quando consigo ir sentada, haha) ou entre os 15 minutinhos antes da aula começar. Além disso, gosto de ler antes de dormir e nos fins de semana. Lembrando que ainda não tenho o kindle e leio pelo celular mesmo, ás vezes pelo Skeelo, Prime Reading ou procurando epubs nessa internet (não faço isso com livros nacionais tá bom).

Agora vou mostrar a listinha dos livros do mês ^.^

Depois de ter finalizado Os Bridgertons, fiquei na "seca" dos romances de época, e decidi encarar Desejo e Escândalo, da autora Lorraine Heath. Foi o 1° livro em que entro em contato com a autora, e achei bem sei lá. Dei 3,5  para o livro. Nele, acompanhamos um mocinho abandonado pelo pai, que busca vingança, que consiste em seduzir a mocinha, que já está noiva de outro e aquele clichê todo.
Lado bom do livro: diferente dos Bridgertons, esse livro traz o lado "podre" da sociedade londrina, fala sobre as crianças ilegítimas e a adoção. São temas importantes e foi muito bom ver isso, não romantizar a sociedade da época e tal (meu deus eu não consigo explicar mas espero que entendam meu raciocínio).
Lado ruim do livro: o romance. A mocinha do nada se apaixona pelo mocinho, não tem motivo, não tem razão. Ela poderia até se conscientizar sobre os pobres e fazer uma espécie de "redenção" mas isso não acontece. Ela se apaixona por ele por ele ser padrão, bonito e rico. O fato dele ter sido um bastardo e pobre no passado é só um "tempero" e não a razão da paixão entende? Indo além, tem as cenas hots. Eu não gostei e achei a autora contradizente. A mocinha é virgem e imaculada, e ao mesmo tempo tem pensamentos sexuais dos quais uma pessoa imaculada NÃO teria. Achei contraditório demais.

Uma Questão de Química foi o livro da Leitura Coletiva do Clube que participo. Eu adorei a história, foi um desses livros que você tem dó de finalizar a leitura, porque quer continuar no universo. O conto se passa nos anos 50-60, aquela vibe bem A Feiticeira, a série dos anos 60. A protagonista é uma química e enfrenta o mundo machista na ciência, enquanto sua vida pessoal se desenrola em paralelo. Eu quase chorei numa parte da história, pois é. Ela passa pela maternidade solo, por perrengues no trabalho, até estrear um programa de TV, ensinando química e empoderamento paras as mulheres. A história faz parecer que a protagonista, Elizabeth Zott, até existiu na vida real.


Objetos Cortantes foi o primeiro livro da  Gillian Flynn, e dessa forma, é um livro bem complicado. Ele tem um quê de rivalidade feminina, algo que caia bem em 2006, mas agora em 2024 deixa um desconforto enorme. Além disso, tem uma linha extremamente linear, do modo que você já sabe o final aos 60% de leitura. Eu fiquei bem desanimada com a leitura, só não desisti por ser o desafio do clube que participo. O único sensato da história toda é Richard, o detetive que manipula a protagonista pra encontrar o culpado.

Fui ler EX/Mulher logo após Objetos Cortantes, porque eu precisava de um suspense bom pra descontrair nesse mês, e me decepcionar menos. Ex/Mulher foi uma ótima opção, por ser um livro curto e dinâmico, com acontecimentos rápidos. Nele acompanhamos um triângulo amoroso, sendo composto por duas mulheres doidas, e um homem que você sabe que tem caroço no angu. Eu adorei acompanhar o suspense, e sim, eu me surpreendi com o final, que alguns disseram ser óbvio. Eu sou novata nos suspenses ainda, então pra mim foi surpreendente sim, não desconfiei! O livro tem um pouco de rivalidade feminina também, mas é descrito de uma maneira mais leve, quando comparado à Objetos Cortantes.

Agora eu estou lendo O Príncipe Corvo, romance de época da Elizabeth Hoyt de 2006. Tá sendo um livro bem legal, o mocinho possui marcas da varíola e a mocinha é uma viúva, ou seja, é um casal bem diferente do que se vê nos romances de época. Ademais, a autora tem um modo de escrita "diferente", e é bom acompanhar um ritmo diferente de leitura. Ainda não finalizei o livro, vai entrar na lista de Abril =)

⋅˚₊‧ ୨୧ ‧₊˚ ⋅

Essa é a última postagem de Março =) Pretendo participar do BEDA Semanal, proposto pela Lana do blog Porcelana, então podemos esperar, no mínimo, 4 postagens agora em Abril =)

Bem acredito que é isso pra hoje. Fiquem bem, e Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoinha! Muito obrigada por comentar! Aceito críticas, conselhos... Lembre-se de colocar seu blog no fim do comentário, para que eu possa te fazer uma visita!

GNMH - CRÉDITOS ❤