29 de set. de 2024

Diários, journals e blogs

Oie pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje voltei um pouco mais cedo, mas a razão é a seguinte: estava postando no blog às terças, porém as terças-feiras agora serão para estudo. Dessa forma, peguei a manhã do domingo (29 de setembro) para dar uma passadinha aqui no blog.

Vida pessoal: estou completamente maluca com a nova rotina de aula. Muitas disciplinas difíceis da área da saúde, como histologia e genética. Eu não estudo com tablet, faço como o povo antigo e uso caderno; assim, pretendo imprimir um monte de apostila pra poder escrever em cima. Xerox saí mais em conta que um tablet certo? Eu queria muito um chrome book, entretanto na minha realidade eu não posso bancar. Ainda preciso organizar uma semana de estudos. Marquei uma entrevista de uma Iniciação Científica Voluntária de 20 horas semanais, sinceramente, espero não passar porque eu nem sei de onde tirar essas 20 horas semanais. Mas, fazendo apenas disciplinas obrigatórias na universidade fazem-me sentir um pouco "deixada pra trás" porque muitos colegas fazem mil projetos e eu só nas obrigatórias... Entendo que cada um tem sua realidade mas enfim... vai ser bom treinar uma entrevista de qualquer forma.

Vida pessoal 2: a vida adulta é tão solitária não é? Sempre me senti assim mas agora aos 22 anos eu sinto muito mais. Na realidade eu só queria usar esse espaço para dizer que eu sinto muiiita falta do meu ex-namorado, eu queria muiiito voltar pra ele e me sinto mal por ter sido rejeitada. Caramba. =(

Hoje decidi falar um pouco sobre journaling e o hábito de ter um diário.

1. Como é bom escrever

Ao escrever a gente coloca pra fora muitos sentimentos e pensamentos. E ao escrever de fato, você precisa processar o que será escrito, fazendo você raciocinar mais ainda acerca de suas questões. É uma terapia gratuita (claro que, ainda assim, é fundamental a terapia com psicólogos).

2. Diário x Journal

Eu tenho um diário pessoal. Eu queria até tirar uma foto dele e postar a capa aqui, mas vou deixar esse link, que é uma venda do caderninho estilo o que eu tenho, porém ao invés de ser tema Londres é tema de Mandalas roxinhas.

Diário é algo no qual você escreve seu dia-a-dia, o que você fez, como você se sentiu, o que quer fazer ao longo do dia. Journal já é algo mais sofisticado, tem diversas variações, alguns só de colagens de imagens, uns só de desenhos feitos à mão, outros com temas que o Pinterest chama de "Promps" no qual você responde a pergunta como modo de se desenvolver.

Retirado do Pinterest.

Journals costumam ter páginas, algo como um blog online mesmo, com páginas "Sobre mim", "Lista de filmes", "Lista de hábitos", e muita gente costuma fazer lettering, colagens e ficam uns fru-frus.

Retirado do Pinterest.

Agora um exemplo de diário: sem títulos e sem lettering, costumam ter apenas a data da escrita. Não possui "Promps" com temas para desenvolvimento pessoal, você apenas escreve o que quer livremente. Meu caderninho de mandalas roxas é assim, escritos e escritos sem nexo algum.

3. Um blog como diário ou journal
Eu só queria usar espaço pra dizer que o baby blue love é meu journal. Aqui tem a página "sobre mim", aqui tem minha opinião de livros e filmes, aqui eu tento, ás vezes, me desenvolver. Não tem lettering, porém eu procuro sempre mudar o visual do blog, como se estivesses mudando a cara do meu journal.

4. Falando mais sobre diários
Apesar da moda ser journals de papel, eu gosto muito dos falecidos diários. Gosto de escrever sem tema, de colocar pra fora meus pensamentos mais profundos e profanos. Como sei inglês, costumo misturar inglês e português no diário. Antes eu escondia ele, agora eu não me importo muito se alguém for descobrir, afinal de contas, o que se passou em minha mente em 2020, 2021, etc, não representa quem sou hoje. Eu me sinto muito sozinha, e ao escrever no diário eu sinto como se estivesse conversando com alguém... conversando com as palavras, sei lá. Meu diário de mandalas roxas foi comprado em 2021 e só agora em 2024 ele está terminando. Eu já comprei um caderninho novo, esse modelinho na Daiso, e pretendo fazer uma mistura de Diary com Promps, como forma de a) colocar pra fora as coisas; b) trabalhar um pouco a saúde mental pela escrita. Minha psicóloga mesmo mandou eu escrever uns negócios aí, e ainda não tive coragem de escrever HAHAHA (meme do coringa aqui).

Bem, essa é a postagem de hoje. Espero conseguir manter a constância nessa reta final de 2024, porque estou atolada de coisas da faculdade, mas de qualquer forma em dezembro terá recesso e poderei postar com mais frequência! De novo eu queria postar foto dos caderninhos mas não deu, quem tiver clicado no link e ter visto os modelos de cadernos saiba que tô muito feliz hehehh. Até o próximo domingo!

Um comentário:

  1. Já tive muitos diários/journals na minha vida porque sempre gostei de escrever e organizar meus pensamentos fisicamente, acho que me faz muito bem e me ajuda bastante.

    Adorei o modelo de caderninho que você comprou na Daiso, eu nem sabia que eles tinham loja online.

    Abraços, nanaview

    ResponderExcluir

Olá pessoinha! Muito obrigada por comentar! Aceito críticas, conselhos... Lembre-se de colocar seu blog no fim do comentário, para que eu possa te fazer uma visita!

GNMH - CRÉDITOS ❤