Oi pessoal, tudo bem? Estou muito feliz que estou conseguindo ser ativa aqui, com uma postagem por semana. Espero continuar assim até a vida inteira, pelo menos! Infelizmente não estou muito ativa na blogosfera mas uma mão lava a outra, não é mesmo? No mínimo, estou mantendo o baby blue de pé.
Eu consegui melhorar um pouquinho do meu humor deprê da época do aniversário. É só as datas comemorativas sumirem que o ânimo até volta pra vida, rs.
Minhas aulas voltaram e estou com cinco abas abertas com slides da faculdade. Era pra eu estar estudando, mas dei uma escapulida aqui pro blog. Não é certo mas eu prometo que vou ir lá encarar os slides no fim dessa postagem.
Decidi falar sobre vício em celular e trazer dicas práticas para você sair do uso de 9 horas diárias e cair para 7, quem sabe 6 horas diárias. Não que eu tenha 6 horas diárias de celular, esse é meu sonho e minha #metafinal.
1. Use um despertador analógico
Eu finalmente consegui comprar um despertador analógico pessoal!!! Foi 28 reais a benção de Deus, que ajuda a gente a ter outra coisa pra pegar ao amanhecer, sem ser o celular. Assim, você desperta sem essa coisinha viciante do seu lado e sua rotina flui muito mais: acorda, desliga o despertador (que não tem modo soneca!!), arruma sua cama, tira o pijama, bem looonge desse retângulo que te transforma em um zumbi. Eu amei e super recomendo!
2. Tenha dispositivos que fazem o que o celular faz, separadamente
Ok. É basicamente a ideia do despertador, mas se você tiver condições financeiras, é sem dúvidas a melhor forma de diminuir o tempo de tela do celular. O celular é multitarefas, o despertador analógico não. O kindle, também não. A TV? Só streaming e YouTube. Videogame? Só jogos! É uma coisa bem óbvia, mas pouco dita por aí. Claro, é preciso dinheiro pra ter o kindle, o videogame, uma TV. Mas se tu pode ter os dispositivos eletrônicos com funções separadas e usá-los, seu tempo de tela certamente diminuirá. Exemplo prático: assistir YouTube na TV diminui tempo de tela do celular, sem sofrimento.
3. Crie zonas #semcelular
Proibi de usar meu celular no banheiro e foi só maravilhas (tem o sofrimento da FOMO mas deixa isso escondido). Você pode proibir o celular na cozinha, até no quarto, que é o que quero implementar agora que tenho um despertador analógico: eu usava a desculpa de que, se deixasse o celular na sala, como iria despertar? Porém, agora tenho um despertador analógico e posso dormir com o celular até no porão da casa (minha casa não tem porão, estou tentando trazer humor à postagem.). *Nível hard: usar o celular como um telefone fixo e fixá-lo a algum ambiente da casa; exemplo: sala. O celular não sai da sala. Pode ficar 8 horas nele, mass tem que ser na bendita da sala. Ainda não tentei porque acho muito hard e sei lá, medo da FOMO vir com tudo.
4. Siga o limite de tempo de tela, girl!
Momento autocrítica: eu coloco tempo de tela em algum aplicativo, e toda hora clico naquele pop-up de adicionar dez minutos, quinze minutos, até que eu mesma vou nas configurações do celular e adiciono umas 2 horas a mais de tempo de tela. Aí, a função de limite de tela nem existe mais: eu sei que estou usando muito e já joguei pra Deus. Por isso, respeite o tempo de tela caramba! Você quer ser uma gostosa saudável que usa as tecnologias responsavelmente? Quer 6 horas de tela diária? Quer 5 horas de tela diária??? RESPEITE O LIMITE DE TELAAA
aplicativo de well being vendo você adicionar 2 horas a mais no tempo de tela do instagram |
6. faça jejum de celular
Não tem o famoso jejum intermitente? Você janta às 20 horas e fica sem comer até o almoço? Tente com o celular! Jogue o celular num local de difícil acesso, e deixe ele lá por umas 16 horas. Pronto, seu tempo máximo de tela será de 8 horas. *Easy mode: largar o celular às 20 horas da noite e poder ver ele só na manhã do dia seguinte.
Espero que tenham gostado das dicas, lembrando que o importante não é o tempo de tela estourado de nove horas, mas sim o que você fez nesse tempo, afinal de contas os celulares são multitarefas e você pode utilizá-lo para leitura, para jogos, produtividade e para momentos de ócio. Então use o celular para tarefas boas!! Beijos pessoal!
Oi, Tam! Não sei qual é o meu tempo de tela atual e tenho até medo de conferir. Tinha esquecido completamente da existência de despertador analógico, amei a ideia. Eu tenho um kindle e posso dizer que além de ter diminuído meu tempo de tela, também fez com que minha leitura ficasse mais fluída. Adorei o post, obrigada pelas dicas!
ResponderExcluirAbraços, nanaview ⋆
Eu gostei da dica de jejum de celular, pra passar pelo menos a manha sem mexer nele. Acho que seria possível fazer na minha conjectura. Vou tentar, valeu pelas dicas!
ResponderExcluir