15 de nov. de 2023

Resuminho da minha situação atual

Oi pessoal, tudo bem? Negligenciei o blog o ano inteiro. Não só o blog mas eu mesma, também. Entretanto, gostaria de usar este espaço para desabafar um pouco. Alguns de vocês já devem saber disso, outros não: eu sou uma pessoa muito solitária, e uso a escrita como forma de deixar minha vida mais leve. Portanto, a postagem de hoje será ultra pessoal, então não se sintam na obrigação de deixar um comentário porque eu sei que é difícil comentar em publicações desse tipo, dá um pouco de medo de opinar e cada vivência é única, então é isso, será uma mega-postagem, se lerem ficarei extremamente grata, e caso queiram deixar algum recado podem deixar, mas não se sintam obrigados tá bom? Um emoji de 💜 já serve bastante, caso queira deixar sua presença registrada.

Vida amorosa

Como já devo ter citado em outras postagens; finalmente acabou. Foi um relacionamento de dois anos, mais ou menos à distância, porque ele é da capital de Minas Gerais e eu sou da região metropolitana, então não é tão longe e nem tão perto. Nos vimos pela última vez nos dias dos namorados. Nesse dia, eu declarei para mim mesma o término do relacionamento. Após a fatídica data, ficamos alguns dias sem conversar, e tivemos uma ligação. A última ligação. Não chegamos a falar "o namoro acabou" nem nada do tipo. Apenas paramos de nos falar pelo WhatsApp e eu o bloqueei das redes sociais (depois eu desbloqueei). Ficamos 4 meses de contato zero. A única exceção foi no meu aniversário em setembro, no qual completei 21 anos. Muitas vezes eu chorava de saudade, e muitas vezes sentia ódio e vontade de me vingar (principalmente depois que assisti o filme Garota Exemplar). Poucos dias antes do 1° Enem, ele retornou contato. Ele não pediu pra voltar, pra namorar, ficar, nada do tipo. Só disse que queria recomeçar e manter contato, e eu burra, aceitei. 
No começo foi super estranho. Manter amizade com alguém que você nutria sentimentos é esquisito. Você se força a esquecer os momentos de afeto, se força a esquecer toda a intimidade que existia. Pelo menos é o que eu tento fazer. Um dia ele me pediu para conversar por telefone (ligação) mas eu recusei, e nesses dias ele me chamou de "mô" em um áudio de WhatsApp. Em um só. Não que eu esteja criando expectativas de voltar ou algo do tipo. A minha psicóloga disse que preciso fazer amigos e bem, se puder ter um ex-namorado, que mal faz? (Faz muito). Eu ultimamente ando conversando só com minha mãe e meu cachorro paçoca. Então, pro bem ou pro mal, eu agora tenho mais uma pessoa pra me distrair e conversar.

Vida de Vestibular

Eu acho sempre bom dar uma explicação anterior aos fatos, porque acredito que se eu jogar as informações, tudo fica mais confuso, ainda mais no âmbito escolar, no qual cada um tem sua vivência própria, então vai um resuminho antes de jogar as pedras no ventilador: eu terminei o EM em 2020, tive dois empregos, nunca fiz o enem pra valer. Decidi fazer Psicologia ano passado mas já tinha passado as inscrições, então eu só pude fazer esse ano, minha única chance é o SISU e o PROUNI, sou cotista em todas as modalidades exceto PcD (meu tom de pele é tipo o da Zendaya mas eu me vejo como parda).
Primeiro dia ENEM: consegui me manter forte no domingo de prova, porém na segunda-feira, enquanto fazia uma lista de Biologia, desdenhei a chorar igual a um bebê. Estou com medo de ter ido mal na Competência 3 e também na Competência 5.
Segundo dia ENEM: meus olhos chegaram a encher d'água durante a prova, eu me desesperei com o tempo, quando deu o horário de sair com a prova todos da sala saíram, sobrou eu e mais 3 pessoas, fiquei angustiada e pedi pra sair, ou seja, eu fui a penúltima a sair da sala e sobrou só os que iriam assinar a ata. Entretanto, me arrependo muito de ter feito isso: acredito que poderia ter usado aqueles 30 minutos restantes para revisar algumas questões de matemática, ou ter feito outras.

E eu chorei muito. Chorei pra caramba. E ainda tenho vontade de chorar. Em relação à Matemática: eu fiz alguns cálculos e cheguei a alguns resultados, e quando eu os encontrava no gabarito, eu marcava. Ou seja, eu caí em um monte de pegadinha. Além da questão anulada, que eu acertei: poderia ter tido 17 acertos, mas ficou 16 porque repetiram uma questão do ENEM 2010.

Natureza: minha maior decepção de todas. Eu estava pensando em cursar Nutrição, mas talvez eu fique com Psicologia mesmo, afinal de contas, se não consigo aprender e acertar a Natureza do Ensino Médio, imagine a Natureza do Ensino Superior.

Dessa forma, irei iniciar meus estudos para o ENEM logo na primeira semana de Janeiro. Pretendo iniciar minha jornada com:

  • Estudar todos os erros de Humanas e Linguagens
  • Estudar Química do Zero, pela tabela periódica, do 9° do Ensino Fundamental
  • Iniciar o Curso de Matemática Básica da @matemagicando*
  • Estudar os erros da minha redação (quando sair a nota)

*- Pessoal, a Thaís é formada pela Unicamp, e tem uma plataforma de isoladas que se chama matemagicando. Eu acompanhei a live dela de revisão pro ENEM, e aprendi muita coisa (que obviamente não deu pra colocar em prática). Ela disponibilizou o Curso de Matemática Básica gratuitamente, com validade de 90 dias, por tempo limitado. Como já assisti a live e já entendi a didática dela, creio que será muito bom pra mim, porque como vocês já observaram, eu tenho uma defasagem gigantesca em exatas. Além disso, eu adoro aprender e acompanhar mulheres em exatas, porque me sinto mais capaz quando vejo uma mulher ali mexendo com números sabe? Eu fico assim: "nossa se ela é capaz eu também sou!!"

A parte de Humanas: eu vou jogar no Google o que errei, e vou escrever num papel. Basicamente, é assim que estudo Humanas e Linguagens. Sinto que desaprendi a estudar essas matérias... Mas em 2024, quero fazer questões do Encceja, junto às do ENEM. Vou fazer as questões pelo estuda.com, que no caso, eu tenho acesso a 16 questões por dia (emoji do palhaço 🤡). Quero pegar as provas antigas e ir resolvendo, conferindo os gabaritos (anotando no papel os erros). Minha meta é 80/90 no primeiro dia.

A parte de Química: só deus sabe como vou fazer. Eu não me dei bem com nenhuma didática dos professores do YouTube, mas vou me forçar a entender o carinha do Café com Química. Pretendo pegar a prova do Encceja e ir fazendo às de química, e só depois ir pras do ENEM. Pretendo iniciar da Tabela Periódica, por mais que eu odeie fazer isto (a gente estuda tabela periódica mas nem usa isso na hora da prova, tipo ??? eu não consigo compreender).

Redação: esta parte vai ficar pro meio do mês, já que as notas do ENEM só saem no dia 16 de Janeiro. Vou literalmente comparar meus respectivos erros com as redações nota mil. A parte da Competência 1: vou jogar no YouTube e assistir videoaulas que aparecerem (não terá um canal específico, mas gostei do canal Foco no Mil). Vou refazer todos os meus erros para ficarem mais próximos das redações nota mil. Caso eu não tenha gabaritado a Competência 5, irei fazer um parágrafo de conclusão por semana. Vai ser demais. Haja caneta preta. Vou corrigir as redações pelo Glau e pelo CoRed. Chega de pagar por correções e não entender se aquela nota vale realmente aquela nota. Vou ficar com o IA mesmo, transcrevendo as redações feitas no papel.

Pretendo fazer meu próprio Planner no Notion, e talvez eu disponibilize ele aqui, caso fique bom e possa ajudar alguém. Se eu utilizar o Planner de alguém, aí não tem como eu colocar ele aqui porque seria plágio né....... Plágio de temas do Notion. É o que temos pra hoje.

Caso eu seja aprovada: acho difícil, mesmo tendo acesso às cotas. Eles mudaram a lei de cotas, e nossa, eu vou pegar o primeiro ano da mudança. Já prevejo a humilhação: eu com meus míseros 97 concorrendo com a galera do Bernoulli, ainda mais aqui em Minas Gerais, um estado extremamente segregado. De acordo com o site Física.net, eu não devo ter tido nem 660 de média. Eu realmente queria Nutrição na UFMG, de verdade. Sei que é difícil, sou defasada em Exatas e Natureza, mas eu iria me esforçar muito pra dar conta da carga e da minha defasagem (além da distância e do movimento pendular). Eu conversei com minha mãe e ela ficou mais empolgada do que eu; quando comentei de cursar Nutrição. Ninguém da minha família entrou na Federal, eu realmente queria ser a primeira, a fazer valer esse gasto EMOCIONAL E PSICOLÓGICO. Eu queria ter o crédito de ser a primeira a entrar na UFMG, mesmo que em um curso como Nutrição, pouco concorrido. Mas eu sei que com 97 acertos e uns 920 em redação vai ser pouca a chance. Sinceramente, não sei se irei me inscrever no ProUni, porque eu não quero PUC, UNA, FAMINAS, nada disso.

Na verdade, eu nem sei se sou boa o bastante pra cursar Nutrição.

Vida de Lazer e Passatempo

Voltei ao hábito de leitura. Voltei por obrigação: pra me ajudar com a parte de Linguagens. Comecei com 1984 de George Orwell. Depois li alguns contos de Machado de Assis, a Revolução dos Bichos, Fahrenheit 451, li a coleção Os Rokesbys, de Julia Quinn, e comecei a ler Jane Austen. Em Janeiro pretendo ler outros "livros de vestibular" como romances de Machado e alguns livros de política, tudo pra ter repertório pra redação. Pretendo ler um livro de vestibular, um livro de entretenimento, alternando. Minha meta de leitura é enorme. Meu skoob, caso queiram me seguir (sigo de volta). PS: eu leio todos os livros pelo celular, com o Skeelo e com o Telegram.
Eu parei de assistir doramas para focar no ENEM, e bem, minha lista de Doramas deve estar enorme também. Não tenho Netflix, então... vamos de Telegram novamente. Colocamos a Prime Video em casa, mas tem poucos doramas. Porém, eu assisto os filmes que têm, e é um bom entretenimento.
Minha vida social não existe. A última vez que saí, de fato, foi no filme da Barbie, com minhas primas. Minha psicóloga diz que preciso fazer amigos mas eu não sei fazer amigos e nem onde conhecer. Minha vida é isso: ficar em casa, ler um livro, assistir um filme, estudar pro enem; tudo em casa. Eu estava pensando em jogar alguma coisa, talvez o Genshin Impact, mas meu celular não aguenta, vi que funciona em computador, mas não sei se compensa instalar no meu notebook... Estava pensando em algum evento de k-pop, tem muitos em Belo Horizonte, mas fico meio sei lá também. Eu estava pesquisando, alguns são para todos os públicos, e alguns são para +18, o que me deixa feliz, porque ano que vem já vou pra casa dos 22 anos, e eu ficaria desconfortável em um evento com adolescentes e até crianças: k-pop tem um público muito amplo no Brasil. Mas sabe o que pega, de verdade? É conhecer as pessoas, elas perguntarem o que eu faço da minha vida, e eu ter de responder: "estou indo para meu quarto enem da vida, mas o segundo pra valer". E ainda ter a vergonha de falar que não é medicina (o mais concorrido).
Enfim. Parei de ter sintomas de anorexia e bulimia. Sinto que isto ficará restrito ao ano de 2023. Assim espero.

Agora me despeço de vocês. Eu pretendo montar um novo visual pro blog no mês de dezembro, e pretendo voltar aqui, nem que seja pra comentar uma leitura ou filme mesmo. Fiquem bem, eu agora vou montar meu cronograma pro enem 2024.

Eu dei uma olhada no Blogger e surgiram vários novos blogs novos, isso me anima demais, é bom ver carinhas novas, o Blogger é o espaço mais íntimo da internet, na minha opinião.

Lembrando:: não se sintam na obrigação de responder esta publicação, foi mais um desabafo mesmo tá? 💜

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoinha! Muito obrigada por comentar! Aceito críticas, conselhos... Lembre-se de colocar seu blog no fim do comentário, para que eu possa te fazer uma visita!

GNMH - CRÉDITOS ❤