Oi pessoal, tudo bem? Negligenciei o blog o ano inteiro. Não só o blog mas eu mesma, também. Entretanto, gostaria de usar este espaço para desabafar um pouco. Alguns de vocês já devem saber disso, outros não: eu sou uma pessoa muito solitária, e uso a escrita como forma de deixar minha vida mais leve. Portanto, a postagem de hoje será ultra pessoal, então não se sintam na obrigação de deixar um comentário porque eu sei que é difícil comentar em publicações desse tipo, dá um pouco de medo de opinar e cada vivência é única, então é isso, será uma mega-postagem, se lerem ficarei extremamente grata, e caso queiram deixar algum recado podem deixar, mas não se sintam obrigados tá bom? Um emoji de 💜 já serve bastante, caso queira deixar sua presença registrada.
Vida amorosa
Vida de Vestibular
meus acertos enem 2023Hum: 35Ling: 35Mat: 16Nat: 11Total: 97 acertos.— tamara ✿ (@tatitulips) November 15, 2023
E eu chorei muito. Chorei pra caramba. E ainda tenho vontade de chorar. Em relação à Matemática: eu fiz alguns cálculos e cheguei a alguns resultados, e quando eu os encontrava no gabarito, eu marcava. Ou seja, eu caí em um monte de pegadinha. Além da questão anulada, que eu acertei: poderia ter tido 17 acertos, mas ficou 16 porque repetiram uma questão do ENEM 2010.
Natureza: minha maior decepção de todas. Eu estava pensando em cursar Nutrição, mas talvez eu fique com Psicologia mesmo, afinal de contas, se não consigo aprender e acertar a Natureza do Ensino Médio, imagine a Natureza do Ensino Superior.
Dessa forma, irei iniciar meus estudos para o ENEM logo na primeira semana de Janeiro. Pretendo iniciar minha jornada com:
- Estudar todos os erros de Humanas e Linguagens
- Estudar Química do Zero, pela tabela periódica, do 9° do Ensino Fundamental
- Iniciar o Curso de Matemática Básica da @matemagicando*
- Estudar os erros da minha redação (quando sair a nota)
*- Pessoal, a Thaís é formada pela Unicamp, e tem uma plataforma de isoladas que se chama matemagicando. Eu acompanhei a live dela de revisão pro ENEM, e aprendi muita coisa (que obviamente não deu pra colocar em prática). Ela disponibilizou o Curso de Matemática Básica gratuitamente, com validade de 90 dias, por tempo limitado. Como já assisti a live e já entendi a didática dela, creio que será muito bom pra mim, porque como vocês já observaram, eu tenho uma defasagem gigantesca em exatas. Além disso, eu adoro aprender e acompanhar mulheres em exatas, porque me sinto mais capaz quando vejo uma mulher ali mexendo com números sabe? Eu fico assim: "nossa se ela é capaz eu também sou!!"
A parte de Humanas: eu vou jogar no Google o que errei, e vou escrever num papel. Basicamente, é assim que estudo Humanas e Linguagens. Sinto que desaprendi a estudar essas matérias... Mas em 2024, quero fazer questões do Encceja, junto às do ENEM. Vou fazer as questões pelo estuda.com, que no caso, eu tenho acesso a 16 questões por dia (emoji do palhaço 🤡). Quero pegar as provas antigas e ir resolvendo, conferindo os gabaritos (anotando no papel os erros). Minha meta é 80/90 no primeiro dia.
A parte de Química: só deus sabe como vou fazer. Eu não me dei bem com nenhuma didática dos professores do YouTube, mas vou me forçar a entender o carinha do Café com Química. Pretendo pegar a prova do Encceja e ir fazendo às de química, e só depois ir pras do ENEM. Pretendo iniciar da Tabela Periódica, por mais que eu odeie fazer isto (a gente estuda tabela periódica mas nem usa isso na hora da prova, tipo ??? eu não consigo compreender).
Redação: esta parte vai ficar pro meio do mês, já que as notas do ENEM só saem no dia 16 de Janeiro. Vou literalmente comparar meus respectivos erros com as redações nota mil. A parte da Competência 1: vou jogar no YouTube e assistir videoaulas que aparecerem (não terá um canal específico, mas gostei do canal Foco no Mil). Vou refazer todos os meus erros para ficarem mais próximos das redações nota mil. Caso eu não tenha gabaritado a Competência 5, irei fazer um parágrafo de conclusão por semana. Vai ser demais. Haja caneta preta. Vou corrigir as redações pelo Glau e pelo CoRed. Chega de pagar por correções e não entender se aquela nota vale realmente aquela nota. Vou ficar com o IA mesmo, transcrevendo as redações feitas no papel.
Pretendo fazer meu próprio Planner no Notion, e talvez eu disponibilize ele aqui, caso fique bom e possa ajudar alguém. Se eu utilizar o Planner de alguém, aí não tem como eu colocar ele aqui porque seria plágio né....... Plágio de temas do Notion. É o que temos pra hoje.
Caso eu seja aprovada: acho difícil, mesmo tendo acesso às cotas. Eles mudaram a lei de cotas, e nossa, eu vou pegar o primeiro ano da mudança. Já prevejo a humilhação: eu com meus míseros 97 concorrendo com a galera do Bernoulli, ainda mais aqui em Minas Gerais, um estado extremamente segregado. De acordo com o site Física.net, eu não devo ter tido nem 660 de média. Eu realmente queria Nutrição na UFMG, de verdade. Sei que é difícil, sou defasada em Exatas e Natureza, mas eu iria me esforçar muito pra dar conta da carga e da minha defasagem (além da distância e do movimento pendular). Eu conversei com minha mãe e ela ficou mais empolgada do que eu; quando comentei de cursar Nutrição. Ninguém da minha família entrou na Federal, eu realmente queria ser a primeira, a fazer valer esse gasto EMOCIONAL E PSICOLÓGICO. Eu queria ter o crédito de ser a primeira a entrar na UFMG, mesmo que em um curso como Nutrição, pouco concorrido. Mas eu sei que com 97 acertos e uns 920 em redação vai ser pouca a chance. Sinceramente, não sei se irei me inscrever no ProUni, porque eu não quero PUC, UNA, FAMINAS, nada disso.
Na verdade, eu nem sei se sou boa o bastante pra cursar Nutrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá pessoinha! Muito obrigada por comentar! Aceito críticas, conselhos... Lembre-se de colocar seu blog no fim do comentário, para que eu possa te fazer uma visita!