17 de jan. de 2024

Sobre reconhecer seus avanços

Oi pessoal, tudo bem? Sim, eu prometi que não traria desabafos pra cá -- mas eu juro que é só esse. É que no dia 15 de Novembro de 2023 eu fiz uma postagem extremamente íntima (link da publicação), surtando com meus acertos do ENEM. Aí que no dia 16 de Janeiro saiu as notas, e cá estamos agora, onde talvez eu surte com o meu resultado.

Sinceramente, eu nem sei o que dizer. Acho que é sempre bom falar um pouquinho do meu histórico, porque a nota do ENEM depende da faculdade que você quer e depende da sua modalidade. Eu saí do Ensino Médio em 2020, na pandemia, vim de escola pública e sou PPI. Ou seja, minha meta nunca foi gabaritar a prova ou algo do tipo, até porque eu nem tenho repertório escolar pra isso. Minha meta era: chegar o mais perto possível dos 700 de média geral, porque me daria uma segurança no SISU e esta seria uma nota em que eu poderia até passar em Psicologia pelo ProUni.

Eu consegui superar todas as áreas. Sim, até Natureza (na qual eu acertei apenas 11 questões). Em matemática, com apenas 16 acertos, eu dei um pulo de 421 para 662. Mais de 200 pontos cara! E em redação, eu fiquei exatamente na corda bamba: 900. Minha média geral foi de 684.14. Eu fiquei 16 pontos abaixo da minha meta. 16 pontos. Faltou só um pouquinho, talvez se eu fosse melhor na Redação, ou em Natureza, eu chegaria nos 699 sem esforço. Mas a vida é assim né? Nada é exatamente como a gente quer.

Quando vi meus 97 acertos ano passado, eu pensei que não iria passar de 650 de média, que estaria tudo acabado pra mim, e olha só, eu fiquei 16 pontinhos abaixo da meta. Eu não sei se vou conseguir entrar no SISU pela chamada regular, ou se é que vou conseguir entrar na federal, mas eu creio que consigo uma vaga com o ProUni (geralmente as notas de corte são menores que o SISU).

Ou seja: aquele surtoooo do dia 15 de Novembro foi todo em vão. Eu não cheguei nos 700 de média, mas foi quase, bem quase mesmo.

E de certa forma foi bom ver que olha, ter tirado um ano inteiro pra estudar, sozinha, eu e o Google, trouxe SIM resultados. Estudar fora da escola é estranho, não tem ninguém te cobrando, é só você & você, eu cheguei a fazer um twitter de estudos e a entrar em um grupo de discord, porém eu era muito tímida pra socializar, no fim do dia eu ficava falando com minha mãe das coisas que eu fazia e ela não entendia nada (ela estudou só até a quarta série). É uma jornada muito solitária. A maior parte do tempo eu quebrava a cabeça com Matemática Básica e Física Básica. Eu cheguei a estudar Ondulatória duas vezes (isso que ainda vi no Ensino Médio). Pra errar TODAS AS QUESTÕES DE ONDULATÓRIA DO ENEM. 

Bem, vou colocar minha trajetória aqui, não vou colocar as outras áreas porque Humanas e Linguagens é mais do mesmo, Natureza sempre fui ruim, e se eu tivesse acertado as questões de Ondulatória eu poderia ter chegado aos 700 de média, então é sobre isso:

ENEM 2019 (Treineira no 2° ano do Ensino Médio)

Redação: 720

Matemática: 399,7

Média simples: 539.32

ENEM 2020 (3° ano do Ensino Médio na Pandemia)

Redação: 800

Matemática: 421,1

Média simples: 579.82

ENEM 2023

Redação: 900

Matemática: 662,1

Média simples: 684.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoinha! Muito obrigada por comentar! Aceito críticas, conselhos... Lembre-se de colocar seu blog no fim do comentário, para que eu possa te fazer uma visita!

GNMH - CRÉDITOS ❤