18 de set. de 2024

Leituras pelo aplicativo Skeelo

Olá pessoal, tudo bem? Espero que o mês de setembro esteja sendo confortável pra todos vocês, porque pra mim não está nem um pouco. O mês de setembro (e o fim de ano) significa para mim uma série de datas desconfortáveis: o meu aniversário, o natal, o bendito do ano novo. Eu só queria pular pra março de 2025 logo ~~emoji sorrindo derretendo que ainda não tem pra computador~~. Como não posso pular para o futuro, só me resta sentar e sorrir de nervoso enquanto finjo alegria nessas datas comemorativas. Bem, hoje 18 de setembro é meu aniversário, e por favor, não se sinta obrigado a comentar feliz aniversário pra mim, porque eu só queria receber feliz aniversário de uma única pessoa da qual eu não irei receber (meu ex-namorado) e isso significa que o relacionamento acabou para todo o sempre e faz com que eu me sinta muito machucada numa data que deveria ser de felicidade e celebração. 

[gatilhos a seguir, eu aviseiiii] Em 2023 eu entrei naquela comunidade de TA no Twitter e tal, fiquei super instável da cabeça com meu relacionamento, isso tudo enquanto estudava pro enem, comecei a pensar realmente em acabar com a minha vida, tipo acabar mesmo, de pensar em data, tempo de vida restante, despedir das pessoas (não que tenha muitas pra eu me despedir / ~~rindo de nervoso~~) e bolar algum jeito de ir embora sem ter que sofrer muito. Eu tinha essas ideias na minha mente, principalmente se eu não conseguisse entrar na universidade, que foi basicamente minha única esperança de estar viva. Todavia, o que quero resumir é: eu não esperava chegar nos meus 22 anos de vida, eu não esperava nem um pouco estar aqui agora vivinha da silva digitando essa postagem. Aí entra outro ponto que sinto necessidade de dissertar: já que eu odeio minha vida eu preciso torná-la vivível, eu preciso fazer um esforço tremendo pra que os pensamentos ruins não voltem, e é muito difícil esse esforço, ter uma autoestima e valorizar minha vida. É muito difícil gostar de mim mesma e praticar o autocuidado quando eu simplesmente não suporto quem eu sou.[fim do gatilho]
    Deixando de lado as negatividades, vim aqui recomendar o aplicativo Skeelo, que é um aplicativo de leituras gratuito.


Sobre o Skeelo

Eu descobri a Skeelo quando me tornei cliente da Vivo, e no meu plano dizia que eu tinha acesso a um aplicativo de leitura. Achei isso tudo muito legal, mas eu só fui dar uma olhada mesmo no final de 2023 (junto a todo o caos que chamo de vida) e bem, hoje eu praticamente só leio lá.
O Skeelo só funciona em celulares e tablets, não funciona no Kindle infelizmente. Então deixo dicas pra leitura no celular:
  1. Diminua o brilho de tela e deixe a proteção para conforto ocular ligado;
  2. Coloque o modo de leitura escuro
  3. Ative o modo não perturbe
  4. Aumente o tamanho da letra para um tamanho confortável
  5. Leia em um ambiente com sombra pra não ter reflexo da tela do celular
Bem, acho que são essas as dicas de leitura por celular.
Como o Skeelo está dentro do meu plano de celular, eu tenho um e-book gratuito por mês. Porém, ele também funciona pra quem não tem nenhum plano, a diferença é que no caso você fica sem esse e-book gratuito. Além, pelo que sei, esse e-book gratuito depende do valor do seu plano: quanto maior o plano da operadora, maiores serão as opções de troca mensal.

O bem e bom do Skeelo mesmo, são os cupons e mimos que eles disponibilizam de tempos em tempos. Eu tenho até esse link com todos os cupons da plataforma. Alguns são ativos "pra sempre" e outros são por tempo limitado -- mas relaxe, os livros podem voltar por outros cupons (uma rotatividade do mesmo livro). 

E pra melhorar ainda mais, o Skeelo criou uma gamificação: você ganha pontos por tempo de leitura, juntando os pontos você troca por livros gratuitamente. Tem até um raking de leitores, e claro, quem fica no pódio ganha ainda mais pontos. O lado negativo é que tem pessoas que abrem o Skeelo e deixam o livro aberto por horas e horas, sem ler de verdade, pra ganhar os pontos... O que nem faz sentido já que a pessoa não está lendo nada.
livros concluídos da minha biblioteca

Skeelo é perfeito pra quem gosta de clássicos: nessa atualização de gamificação, eles adicionaram vários clássicos brasileiros na minha biblioteca, isso que já veio com alguns estrangeiros (O Morro dos Ventos Uivantes eu li no app). Sempre tem cupom do Skeelo pra trocar por livro e eles sempre jogam um clássico na opção, eu já peguei Jane Eyre e uns três livros da Jane Austen. PS: lá tem todos os tipos de clássicos, não só ingleses, eu é que gosto de clássicos ingleses e prefiro trocar por eles.

Livros da editora Alt e Globo Livros: a Skeelo tem muiito livro da editora Alt, sem brincadeira, muitos por cupons e por gamificação. São livros young adult, de ficção ou contemporâneo, 99% das vezes, de romance. Alguns livros que não gostei de ter lido da Alt: Você ligou para o Sam, Um drama de verão. Livros que amei ter lido: Divinos Rivais, Se Você Pudesse Ver o Sol, Assistente do Vilão.

Suspense: apesar de eu ter trocado poucos livros, lá tem uma gama de livros de suspense e thriller, Bunny, Instinto Materno, e alguns da Editora Trama.

Coach: não pode faltar, todo cupom do aplicativo tem um livro de autoajuda pra trocar, apesar de eu odiar o gênero, sinto que muitos leitores do Skeelo adoram autoajuda, já recebi vários livros sem querer: eu jogava o cupom imaginando ganhar uma Irmã Brontë e ganhava "fique próspero em vinte dias"...

Leitura gratuita sem pirataria: ler livros físicos no Brasil é muito caro, e sendo franca, não é legal procurar epub no Telegram, isso é pirataria... A Skeelo fornece os e-books legalmente, com parcerias entre as editoras, fornecendo clássicos, young adult, suspense e autoajuda. 

Sobre ler no papel x ler no celular: sim, a tela do celular é pequena e dependendo da luz cria um reflexo péssimo pra ler, mas você não lê nas redes sociais? A leitura no celular não é tão diferente daquele PDF ou daquele textão do Instagram. Só tomar cuidado com a luz ou a fonte do texto, porque se não cuidar você pode ter problemas na vista!!! Eu sempre faço aquela listinha lá de cima de cuidados.

Sobre a experiência de leitura do papel: eu já até vi na internet, pessoas falando de ambiente de leitura, música de leitura, que a experiência no papel é melhor... olha, se você quer ter uma experiência, caso tenha dinheiro, tudo bem, masss (leia no tom da Andressa Urach) se você quer ler por ler, ler pelo conteúdo e pela história, sem essa experiência de carregar o peso do papel, das pessoas olharem pra você e tal (até porque as pessoas te olham no celular e pensam que você tá nas redes), o Skeelo é uma ótima opção, obviamente se você cuidar pra não ter problema de vista! Se eu fosse pagar por cada livro que li no Skeelo, eu não teria lido nenhum (isso que o dinheiro é do plano da Vivo e não pra cada livro individual).

Deixo aqui essa megapostagem, leiam no Skeelo, tem muito livro bom de graça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoinha! Muito obrigada por comentar! Aceito críticas, conselhos... Lembre-se de colocar seu blog no fim do comentário, para que eu possa te fazer uma visita!

GNMH - CRÉDITOS ❤